terça-feira, 29 de outubro de 2013

Arquitetura Japonesa

A mais importante e fundamental característica da arquitetura japonesa está baseada no uso adequado de vários tipos de madeira.

O termo arquitetura japonesa refere-se, geralmente, àquelas estruturas de madeira tradicionais que atravessam os séculos,os materiais utilizados nas edificações japonesas são principalmente madeiras naturais. 

A cor, como a forma, é uma importante característica da arquitetura japonesa.

Geralmente diz-se que as cores naturais foram a base das cores da antiga arquitetura japonesa. Eram encontradas nos materiais naturais, onde arquitetos obtinham belos efeitos. 
Sabe-se que a beleza da arquitetura japonesa consiste nos variados projetos de seus telhados. Estes representam um dos elementos mais importante da arquitetura japonesa em funcionalidade e expressão. Nas edificações de madeira, especialmente no Japão, onde chove bastante, não se utiliza a cobertura como pavimento como nas estruturas de concreto, ou seja, apenas funcionam como telhados.
A beleza desses telhados, porém, está associada diretamente a arquitetura de madeira.


Outra característica marcante da arquitetura japonesa é a forma dos seus beirais. Eles servem para aumentar o sentimento da estabilidade da harmonia da forma da construção.Mas a projeção dos beirais não é apenas decorativa, nasceu da necessidade. Como o verão no Japão é a estação das chuvas e a atmosfera fica mais abafada, as pessoas naturalmente gostam de abrir as janelas e ter sempre uma boa ventilação, mesmo durante as chuvas. Por esse propósito e também para prevenir a incidência dos raios solares que penetravam janela adentro, a largura sobressalente dos beirais é indispensável. No inverno, entretanto, esta projeção não impede que os raios solares penetrem e esquentem o ambiente. 


Da tradição à modernidade

A parte moderna de  prédios enormes, com arquitetura arrojada, modernidade e tecnologia.





                                             Arquitetura moderna em Tóquio , Japão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário